Em Martinchel.
A Igreja Paroquial, "devotada a São Miguel, teve como primeiro orago São Martinho. Assim foi registada no inventário de todas as igrejas existentes no reino de Portugal e dos Algarves de 1320-1321.
Este espaço sagrado, como todo o património religioso rural, foi alvo de sucessivas obras de reconstrução, sem grandes cuidados de preservação dos seus valores históricos. Da igreja medieval nada subsistiu, pois o renascimento, ocorrido nos séculos XV e XVI, não apreciava o gosto artístico da Idade Média.
No século XVIII, os critérios de conservação alteraram-se. Consequentemente, na campanha de obras de 1736, houve a preocupação de guardar duas esculturas em pedra calcária seiscentistas encastoando-as nas paredes do templo, uma prática usual na época.
As peças, em vulto perfeito, representam a Rainha Santa Isabel e uma Virgem com o menino. Atendendo à qualidade que manifestam foram atribuídas às oficinas coimbrãs e terão chegado a Martinchel, provavelmente, por influência dos frades crúzios." (1)
Fonte: (1) "Guia das Freguesias - Martinchel", de Ana Paredes Cardoso - CMA
___________
+ sobre Martinchel.
Opmerkingen